Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
Os sensores de ultrassom industrial são largamente usados na indústria para medição de nível e distância. Eles trabalham baseados em emissão sonora inaudível e são imunes a quaisquer alterações de iluminação ambiente. Geralmente de dimensão parecida com a dimensão de um sensor indutivo de 30mm eles são facilmente adaptados nas máquinas e equipamentos encontrados em nossos parques industriais.
A principal característica do sensor de ultrassom industrial é emitir o som e quantificar o tempo que o eco deste som demora para retornar à sua face. Em posse deste valor, o sensor tem a capacidade de informar a distância que se encontra o objeto que rebateu sua onda sonora. Para transmitir este valor proporcional de distância para os sistemas de controle, o sensor de ultrassom industrial conta geralmente com saídas analógicas de 4-20mA ou 0-10Vcc.
A medição de distância é amplamente exigida em vários processos industriais os quais o sensor de ultrassom industrial pode se encaixar perfeitamente. Nível de silos, tanques, reservatórios e recipientes são foco para este tipo de sensor. Além da medição de nível, as aplicações de medição de distância também podem ser atendidas com a tecnologia de ultrassom.
Geralmente é fácil especificar um sensor de ultrassom industrial, porém havendo qualquer dúvida, a PID Automação está à postos com sua equipe técnica para ajuda-los a sanar tais questionamentos. As primeiras perguntas a serem respondidas em relação à aplicação destes sensores são: Qual a distância de medição? Qual o tipo de saída desejado? Qual o produto/superfície a ser medida?
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo