Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
Muitas vezes nos deparamos com essa dúvida no mercado. A diferença entre chave de nível e sensor de nível. De forma simples podemos dizer que a chave de nível vai enviar um sinal discreto ao sistema de controle avisando que o produto a ser detectado chegou no nível em que ela está instalada (pode ser nível alto, baixo, etc). Já o sensor de nível, por definição, fica monitorando o valor do nível do tanque/silo/recipiente e informa ao sistema de controle um sinal proporcional ao nível variando de 0 a 100%.
Existem chaves de nível ultrassônicas, inclusive a PID Automação possui uma chave ultrassônica dedicada com duas saídas que permite você regular nível baixo e alto na mesma chave, porém o mais comum é encontrarmos sensores de nível ultrassônicos no mercado. O sensor ultrassônico em sua essência foi criado para medir distância, desta forma ele é comumente aplicado para funcionar como sensor de nível e não chave de nível ultrassônica.
Em todas as situações que precisamos de uma instalação simples, com pouco espaço, queremos resolver tudo com apenas um sensor e acessar o tanque/soli por cima, o sensor ou chave de nível ultrassônico pode ser a solução. Existe uma grande variedade de modelos, distâncias, tipos de sinais de saída, formatos de propagação do cone ultrassõnico, etc. Para uma correta especificação deste produto, a ajuda do fabricante se faz necessária.
Consulte a PID Automação para que possamos ajuda-lo a escolher a melhor solução ultrassônica para medição/detecção de seu nível.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo