Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
Largamente utilizado na indústria os sensores indutivos tem seu papel destacado quando se trata de detecção de metais. Qualquer peça ou objeto feito de ferro fundido, alumínio, aço ou outro composto metálico pode ser detectado pelos sensores indutivos. Geralmente encontrado em formato cilíndrico roscado, os sensores indutivos também podem assumir formas quadradas, retangulares ou formatos especiais dedicados.
Dentro do sensor indutivo industrial existe uma eletrônica aliada a um transformador capaz de gerar um campo de indução magnética logo a frente de sua face detetora. Este campo magnético sofre alterações sempre que colocado próximo à objetos metálicos. Estas alterações são percebidas pela eletrônica interna do sensor que, prontamente, envia um sinal na saída do sensor. Objeto detectado!
A utilização deste sensor se dá exclusivamente para detecção de metais, porém é flexível em relação à adaptação em campo pois possui vários formatos, é flexível à distância sensora pois pode variar desde 2mm até sensores que detectam peças há mais de 20mm de sua face e também é flexível com relação ao tipo de sinal de saída que pode ser digital atendendo aos padrões mais comuns encontrados no mercado além de poder possuir saída do tipo analógica.
A variedade de formatos, saídas, distancias e aplicações muitas vezes fazem o preço dele variar muito. Portanto é recomendado receber sempre uma consultoria para a escolha certa do equipamento a ser utilizado. A PID Automação possui equipe comercial-técnica pronta para atender esse tipo de demanda. Realizamos visitas em campo e possuímos diversos modelos de sensores indutivos para teste.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo