Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
Atualmente no mercado a tecnologia de medição de pressão é essencialmente eletrônica. O equipamento é formado por um elemento sensor, que na sua maioria é cerâmico, e um circuito eletrônico calibrado para interpretá-lo. O acesso da pressão externa ao elemento cerâmico se dá através de um orifício ou membrana, este orifício permite a entrada da pressão que deforma o elemento sensor e o circuito eletrônico, por sua vez, mede esta deformação convertendo este movimento mecânico em sinal elétrico.
O sinal do sensor de pressão eletrônico tem padrão analógico de 4-20mA ou 0-10Vcc e é fielmente proporcional à quantidade de deformação que o elemento sensor sofre quando submetido à pressão de linha. Com isso é possível informar o sistema de controle da máquina ou linha de produção qual o valor exato e instantâneo da pressão no ponto de instalação 24hs por dia.
Se analisarmos a aplicação de uma prensa hidráulica por exemplo, a força de prensagem da máquina se dará proporcionalmente à pressão de óleo aplicada em seu martelo. A forma que temos de saber com qual força estamos prensando as peças é saber em que pressão se encontra o circuito hidráulico da máquina pois a pressão de linha da prensa é diretamente proporcional à sua força de prensagem.
Para cotar sensores de pressão eletrônicos fale com a PID Automação. Possuímos uma equipe preparada para sanar dúvidas e prestar o suporte necessário para atender sua aplicação.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo