Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
Em função de sua tecnologia de detecção por campo magnético, os sensores indutivos precisam estar muito próximos dos objetos metálicos para poder detectá-los. Esta condição as vezes faz com que ocorra um impacto entre o objeto e a face do sensor ocasionando a quebra do sensor por impacto mecânico. O principal motivo para a aplicação do sensor indutivo de longa distância é evitar estes choques indesejados.
Sensores indutivos padrão de mercado tem sua distância sensora geralmente variando entre 2mm e 15mm. Os sensores de longa distância podem chegar até a 24mm. Esta diferença de distância pode ser a solução das suas quebras indesejadas. Com estes sensores de longa distância podemos afastar a face sensora da peça evitando choques indesejados mesmo quando a máquina possui vibração ou folga mecânica fazendo a distância entre objeto a ser detectado e face do sensor variar.
É comum aplicarmos sensores indutivos de longa distância em esteiras transportadoras de peças metálicas, manipuladores robóticos motorizados, prensas, linhas de produção de peças automotivas em geral, departamentos de soldagem/usinagem/fundição, entre outros.
Em função da grande gama de produtos para longa distância oferecidos, é recomendado que as informações da aplicação sejam divididas com nossos especialistas de produtos. Desta forma, a PID Automação vai poder ajuda-lo a selecionar o produto correto para sua necessidade.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo