Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
As chaves de nível do tipo pá rotativa tem funcionamento simples. Elas possuem um motor interno que tem a função de girar uma pá localizada em sua haste. No momento em que esta haste encontra uma resistência ao giro suficiente para fazê-la parar, a chave percebe e aciona sua saída.
Dentre suas características principais podemos citar que ela é um equipamento eletromecânico que possui partes móveis giratórias. Utilizado largamente na indústria de beneficiamento de grãos principalmente este tipo de chave também coleciona um bom número de reclamações ligados à desgaste prematuro e durabilidade.
A maior aplicação da chave de nível do tipo pá rotativa é a detecção de sólidos como por exemplo: grãos, polímeros, cavaco de madeira, pó, etc. Ela não serve para detecção de líquidos ou viscosos pois além de não possuir isolação mecânica suficiente para ficar submersa, muitas vezes o líquido não tem viscosidade suficiente para inibir a rotação da pá. Como já citado anteriormente, a indústrias de beneficiamento de grãos é o maior usuário deste tipo de chave.
Para abolir de uma vez por todas estas soluções mecânicas móveis dentro de silos, a PID Automação possui a CleverLevel LBFS. Esta chave de nível inteligente substitui por completo a tecnologia de pá rotativa com a vantagem de não possuir motores, partes móveis ou desgaste mecânico. Nos consulte para mais informações.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo