Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
Conectores industriais são largamente utilizados no chão de fábrica. Geralmente sistemas de servomotores, comando numérico computadorizado CNC, controladores lógicos programáveis CLP, entre outros, são todos equipamentos que utilizam conectores industriais. Além disso, muitos fabricantes de máquinas utilizam conectores como uma forma de facilitar a montagem e interligação de partes de seus projetos.
Existem vários tipos de conectores. Eles podem variar principalmente em função do tamanho, capacidade de corrente, número de polos e aplicação a que se destinam. Além dos conectores, existem também acessórios que acabam facilitando a vida de quem utiliza esta solução. As derivações, engates rápidos e adaptadores para conexão direta com conduítes são enormes facilitadores para quem quer utilizar esta tecnologia. Um dos destaques dos conectores da PID Automação é o engate rápido do tipo ¼ de volta. Com ele, você conecta/desconecta um cabo de forma rápida, precisa e segura evitando o inconveniente de girar várias vezes o conector para rosquear as duas partes.
Hoje em dia muitas aplicações não utilizavam conectores utilizam. Máquinas que precisam transportar uma grande quantidade de cabos de comando e potência de um lado para outro como por exemplo os robôs colaborativos são repletos de conectores aparentes e internos. Também é comum encontrarmos soluções com conectores em aplicações onde o operador precisa trocar de tanque/reservatório/skid durante a produção. Estas trocas geralmente são feitas com conectores.
Consulte a PID Automação para receber toda nossa documentação sobre conectores, assim como ajuda de nossos especialistas para especificar a melhor solução para sua aplicação.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo