Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
Podemos chamar de chave de nível condutiva vários equipamentos de mercado que funcionam de formas diferentes. A própria chave de nível inteligente da PID Automação pode ser considerada uma chave condutiva inteligente, porém existem chaves que trabalham com o princípio da condução para detectar o nível e não são recomendadas para ambiente industrial.
Detectar nível por condução significa que o líquido ou material que está dentro do tanque para ser detectado deve encostar em uma ou mais hastes/eletrodos da chave fazendo com que a mesma tenha uma condução de energia de um polo para outro detectando assim a presença de material e por consequência, o nível. Este é um método bastante usado no mercado, mas pode ter suas limitações caso o material seja sólido com grandes espaços de ar entre as partículas ou ainda caso o material seja viscoso possibilitando a formação de crostas nos eletrodos da chave.
As principais aplicações para este tipo de chave estão concentradas em silos de pó ou tanques de água onde o nível por condução funciona bem. Quando começamos a sair deste mundo do pó e água e começamos a falar de óleos, graxa, melaços, produtos químicos corrosivos, sólidos, produtos argilosos, entre outros, somos obrigados a procurar outras tecnologias mais eficientes.
Para escolher corretamente a melhor chave de nível para sua aplicação contate a PID Automação. Temos mais de 15 anos de experiência no mercado aplicando este tipo de solução para os mais variados tipos de produtos. Nosso suporte técnico está apto a ajuda-lo a escolher a melhor solução para sua detecção de nível.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo