Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
O princípio de funcionamento do sensor ultrassônico é simples. Ele trabalha emitindo uma onda sonora não audível aos ouvidos humanos que, quando rebatida, volta para o sensor em forma de eco. No momento desse retorno o sensor mede o tempo de propagação deste eco conseguindo assim calcular a distância que o objeto se encontra em relação à face do sensor.
Por sua característica sonora, o sensor de ultrassom é ideal para trabalhar em locais onde a iluminação ambiente poderia atrapalhar as tecnologias óticas de medição de distância. Além disso, a onda sonora tem a característica de se espalhar durante a propagação fazendo com que ela seja uma melhor opção de medição quando aplicado à superfícies irregulares ou que apresentam movimentos inconstantes como um líquido dentro de um tanque por exemplo.
Geralmente aplicamos o sensor ultrassônico na medição de nível de líquidos, pó, granulados dentro de silos. Esta tecnologia também pode ser utilizada para medição de distância em geral, para detecção de presença e controle de nível alto/baixo utilizando-se inclusive sensores com duas saídas. Sua comunicação geralmente é discreta com sinais padrão PNP ou NPN de 24Vcc. Existem ainda os sensores com saídas analógicas.
Para projetar devidamente seu sensor de ultrassom, converse com a PID Automação. A equipe técnica da PID está pronta e orientada para prestar consultoria local levando consigo sensores de diversas tecnologias para teste em campo. Desta forma, ajudamos na correta escolha do equipamento industrial a ser aplicado em cada caso.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo