Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
A miniaturização de tudo tem exigido aos fabricantes de sensores que cada vez mais sejam projetados equipamentos menores e mais eficientes. Com os sensores não tem sido diferente. Embora exista no mercado alguns fabricantes de sensor indutivo quadrado grande dedicado a longo alcance, a maioria das aplicações quadradas são para espaços pequenos e confinados.
O sensor indutivo quadrado tem sua detecção na face de maior superfície distribuindo assim melhor o campo magnético à sua frente. O tamanho é uma característica importantíssima na área de detecção indutiva pois está diretamente relacionado com a distância máxima atingida. Quanto menor o sensor, mais próximo do metal ele precisará estar para enviar um sinal positivo para o PLC.
Aplicações comuns para sensor indutivo quadrado são: detecção de êmbolo magnético de pistões, presença de porta fechada no batente para liberação de máquina, instalação em local extremamente confinado, entre outras. A ausência da fixação por furo roscado também pode nos obrigar a selecionar um sensor quadrado para nossa aplicação.
A PID Automação, com 16 anos de mercado, tem a expertise necessária para guia-lo na seleção do sensor correto para sua aplicação. Seja no formato quadrado, retangular ou cilíndrico roscado, saberemos como melhor orientá-lo para atingir seus objetivos. Ter este suporte técnico proveniente da rede de distribuição do fabricante é significado de ganho de tempo no processo de definição e compra da solução e adicionalmente a este suporte, a PID também disponibiliza suporte em campo caso necessário.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo