Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
Os dois principais tipos de medidores de pressão no mercado são os sensores de pressão analógicos e os digitais. De forma resumida, o sensor de pressão analógico vai informar a pressão do ponto onde está instalado em uma escala de 0 a 100% de forma análoga e proporcional. Já o sensor com saída digital, também chamado de pressostato, possui um acesso para regulagem da pressão de set point e mudará o estado de sua saída digital de OFF para ON quando a pressão na linha atingir o valor programado.
A principal característica do sensor de pressão analógico é possuir um sistema que informa a pressão proporcional ao ponto onde está instalado 100% do tempo. Ele possui um elemento sensor que se deforma de acordo com a pressão aplicada sobre ele. Esta deformação é traduzida em sinal elétrico através de um circuito interno que amplifica e transforma este sinal em um padrão utilizável pela maioria dos sistemas de automação existentes. Este padrão de sinal pode ser de 4-20mA ou 0-10Vcc.
A aplicação do sensor de pressão analógico é ampla. Industrias alimentícias por exemplo utilizam bastante o sensor de pressão analógico em flanges instaladas na parte de baixo de seus silos para que o sensor consiga medir a pressão causada pelos metros de coluna de produto acima dele e informe assim o nível de produtos existente dentro do tanque.
Além da aplicação citada acima, muitas outras possibilidades existem na aplicação do sensor de pressão analógico. A PID Automação fica à disposição para ajuda-lo a encontrar o melhor produto para sua aplicação através do atendimento de nosso departamento técnico-comercial.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo