Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
Em várias situações na indústria precisamos saber qual a temperatura de trabalho de um produto seja ele uma mistura dentro de um tanque ou até mesmo o ambiente dentro de um forno. Para captar esta informação de forma prática e precisa existem os transmissores de temperatura. Eles são elementos térmicos que mudam sua característica resistiva conforme a temperatura que são submetidos. Após este processo, um circuito eletrônico mede esta variação de resistência e transforma em sinal elétrico diretamente proporcional à temperatura medida em campo.
Geralmente os transmissores de temperatura possuem invólucro metálico com o elemento sensor na ponta de sua vareta. Após esta vareta temos um sistema de fixação geralmente elaborado com rosca seguindo os mais variados padrões de mercado e depois temos um receptáculo onde abrigamos um conversor de sinal. A função deste conversor é interpretar o valor resistivo do sensor e transformá-lo em um sinal elétrico conhecido pelos sistemas de automação. Este padrão é geralmente 4-20mA ou 0-10Vcc.
Existem inúmeras aplicações para o transmissor de temperatura. Podemos garantir a presença dele em todas industrias que possuem fornos, compressores, sistemas de incêndio, etc. O seguimento químico e petroquímico em geral utiliza muito.
Devido à grande variação de modelos existentes em nossa linha de produtos, encorajamos vocês à nos consultarem para uma melhor escolha de transmissor de temperatura para sua aplicação. A PID Automação pode ser contatada através dos dados encontrados nesta pagína.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo