Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
Dentro do universo dos sensores indutivos existem vários padrões de ligação elétrica. Alguns fabricantes tem a opção de trabalhar com 2 fios fazendo com que o sinal de alimentação seja o mesmo sinal de saída. Existem as empresas que trabalham com o sistema mais popular de mercado chamado de 3 fios onde possuímos um terminal positivo, um negativo e um sinal separado para a saída. Existem ainda empresas que trabalham com 4 fios ou mais. Neste último caso os sensores possuem características especiais que devem ser estuadas antes de aplicar.
Os sensores indutivos 3 fios, além de amplamente utilizados, possuem também a forma mais simples de ligação. Seus terminais podem ser resumidos em: positivo, negativo e saída. Simples assim. Este sistema simples torna fácil a substituição e entendimento dos circuitos que possuem esse tipo de dispositivo conectado.
A aplicação destes sensores é exclusivamente para detecção de presença ou medição de distância de peças metálicas. A indústria automotiva, indústria de fabricação de peças entre outras tem alto consumo deste tipo de sensor. Ele é utilizado para avisar os sistemas de automação a presença do objeto. Com alta repetibilidade e confiabilidade, o sensor indutivo 3 fios pode ser encontrado tanto nas versões 24Vcc como nas versões de alimentação AC onde no primeiro caso é comum possuímos opções com padrão de ligação NPN e PNP.
Tenha ao seu lado um parceiro com mais de 15 anos de experiência na aplicação de sensores indutivos 3 fios. A PID Automação possui equipe de vendas especializada e departamento técnico de suporte para ajuda-lo a selecionar o produto correto para a aplicação.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo