Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
Em todas as industrias temos a necessidade de passar fios elétricos de um lado para outro. Interligação de motores, alimentação de máquinas, cabeamento que parte do painel de controle até seus atuadores e sensores, são muitas situações. Via de norma todos estes cabos elétricos deveriam estar protegidos de forma a resistir a umidade, tempo, intemperes, choques mecânicos, temperatura, entre outros agentes complicadores presentes no chão de fábrica.
Esta é a função do conduite para fios. Oferecer uma proteção adicional aos seus fios e cabos elétricos além de proteger também os operadores que trabalham próximos desses cabos energizados.
Para se escolher o conduite correto para sua aplicação, há quem diga que é só saber o diâmetro que você precisa. Em tese sim, com o diâmetro necessário podemos imediatamente escolher um conduite para proteger seus fios, porém não podemos esquecer do quesito qualidade. Geralmente os conduites mais baratos do mercado são feitos de material polipropileno que é frágil e inútil contra temperatura, choques mecânicos, raios UV, etc. Para uma proteção mais adequada e completa a recomendação é utilizar sempre conduites de material poleon antichama fabricado por empresas que possuam certificação para comprovar a qualidade de seus produtos. Principalmente para proteção de fios e cabos provenientes de motores precisamos aplicar uma atenção especial pois geralmente estes cabos são maiores e transmitem mais energia que cabos comuns de comando.
A PID Automação oferece em seu portifólio uma vasta linha de conduites para proteção de cabos assim como acessórios de facilitação de montagem e conexão rápida dos mesmos. Nos consulte para maiores informações.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo