Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
A maioria dos sistemas de transferência hidráulica necessitam de controle de pressão. A grandeza pressão dentro destes sistemas é diretamente proporcional à força que os equipamentos vão produzir. O sensor de pressão hidráulica entrega informações importantes para o sistema de controle fazendo com que este tenha subsídios suficientes para realizar o trabalho.
Os sensores de pressão hidráulica geralmente têm a face sensora do tipo membrana pois medição de óleo através de orifício é mais incomum. Eles têm precisão entre 1 e 5% do fundo de escala e geralmente não trabalham com compensação de temperatura, salvo aplicações onde a temperatura do óleo varia muito durante o ciclo de trabalho.
É muito comum encontrar sensores de pressão hidráulica em elevadores de carga, sistemas de alimentação de grandes bobinas sejam elas de papel ou metal, prensas, posicionadores de grande porte, etc. O sensor sempre estará instalado no ponto onde a pressão de óleo representa proporcionalmente uma força aplicada ou um movimento. Em função de sua característica analógica linear, ele tem a função de informar o sistema de controle o valor da pressão no ponto medido em uma escala de 0 a 100%.
Existe uma ampla gama de sensores de pressão hidráulica na linha de trabalho da PID. Nos consulte para receber uma orientação de qual produto utilizar em sua aplicação.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo