Escrito por: Tiago Frederico Sigrist
Transmissores de pressão são equipamentos industriais dedicados a medir a pressão em tubulações, tanques, reservatórios, linhas de transmissão de líquidos/pastosos, entre outras aplicabilidades. Eles são constituídos de um elemento de medição, na sua maioria cerâmico, e um circuito eletrônico capaz de converter a pressão sentida pela célula ou elemento sensor em sinal elétrico.
Dentre suas principais características estão o tipo construtivo e o sistema de conexão com o campo. Para medir a pressão do ar ou elementos gasosos, geralmente os transmissores possuem um pequeno orifício em sua face sensora que canaliza esse gás diretamente para a célula sensora. A deformação desta célula é medida pelo sistema eletrônico que converte este evento em sinal elétrico proporcional à pressão medida na linha. Por outro lado, existem transmissores de pressão de membrana. Este tipo de transmissor é utilizado quando temos elementos líquidos ou pastosos que precisam ser medidos. Para não haver contaminação, ao invés do líquido entrar no transmissor para que a medição seja realizada, ele apenas pressiona uma membrana que também se deforma possibilitando assim o equipamento informar a pressão proporcional.
São muitas as aplicações para transmissor de pressão. Dentre elas podemos citar: pressão de linha de água em circuitos de proteção de incêndio, pressão de ar comprimido gerado pelo compressor para ser fornecido para a linha de produção, etc.
Primordialmente em função das inúmeras possibilidades de conexão com o campo, o transmissor de pressão se torna um equipamento mais complexo de ser projetado. Consulte a PID Automação através de sua equipe de especialistas para escolher corretamente o produto a ser aplicado.
Sobre o autor
Outras publicações
- Campinas
- Vale do Paraíba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Franca
- Bauru
- Grande São Paulo